sábado, 29 de agosto de 2015

Diário de um pai à rasca - dia 12 (29.08.2015)

Ser capaz

Hoje, pela primeira vez, falaram-me em levar o meu filho para casa.
Não havia nada no imediato que eu desejasse mais, mas imiscuiu-se em mim um pânico interno, que me fez paralisar as pernas durante grande parte do dia. Foi medo de falhar nos cuidados primários. Foi medo que ele se venha a engasgar. Foi medo que se repita o pneumotórax, foi medo de não ser capaz.
Foi medo aquilo que senti, o mais puro dos medos que os homens sentem, quando são egoístas.

O olhar do meu filho mais velho disse-me que os pais devem ser fortes, devem combater os dragões e salvar as princesas; dar o corpo às balas, atravessar os mares mais inóspitos e nunca, mas nunca, devem deixar ninguém para trás.

O que eu dava para ter a coragem de uma criança.

Aprendi que os homens conscientes podem ter medo… os inconscientes devem ter medo… e que eu ainda não tive a oportunidade de me classificar…

e os pais… matarão os papões, os mauzões, os monstros e os medos. E um pai de verdade…claro que é capaz…


- o meu pai é sempre capaz! – disse um filho de um pai capaz

Nuno Miranda de Torres

Sem comentários:

Enviar um comentário