segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bando de estorninhos



Gosto tanto disto. Enquanto faço a barba, oiço o ribombar de um estorninho. Ai se eu pudesse estocar aqueles sons. Ai se eu pudesse ter aquela liberdade de agora cantar e de amanhã voar. Ai se eu pudesse na terça, cagar lá de cima da torre da igreja. Cagar para todos sem que ninguém me veja. Ai se eu pudesse, hoje debicar destas nêsperas, sem ninguém me denunciar à vizinha que tem nariz de porca. Ai se eu pudesse não cantar, nem ter que voar.
Ai se eu pudesse …
Chorei, chorei… se eu pudesse doar a dor, a quem me fez mal. Ai se eu pudesse sofrer por eles. Não fossem as dores nas costas, e eu seria o mártir perfeito para sofrer por pena. Não fosse a incómoda paixão e eu morreria por ti. Não fosse por ti, eu morreria na mesma. Não fosse por mim e o que seria de ti? Sem mim, serias apenas um pouco de mim à deriva.
Ai se eu pudesse, ser de novo o Conan. Quem serias tu, sem espaço para ser? Serias apenas um pedaço de mim, nas margens das folhas pardas que usámos há quarenta anos, para nos declararmos à liberdade. Ainda nesse tempo te disse que te amava. E hoje poderia dizer o mesmo, não fosse o convencido estorninho interromper-me o barbear, com aquelas granjeadas efusões de paixão. Distrai-me do amor. Distrai-me de viver depois de lavar os dentes. Perfumo-me, compro pão e saio, para mais um dia, que se tiver fim, será apenas mais um princípio de um granjear de mais um qualquer…estorninho.

E.M.Valmonte

Sem comentários:

Enviar um comentário